segunda-feira, 6 de abril de 2009

CAPOEIRA E PROJETOS SOCIAIS


Além do lado esportivo, a capoeira também é usada como forma de inserção cultural de indivíduos na sociedade.

Alguns projetos sociais em Salvador são desenvolvidos, nesse sentido, por empresas e instituições. A Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA-BA), entidade não governamental sem fins lucrativos, é uma delas.

Nascida em 13 de junho de 1996, dia do seu Orixá guia e protetor – Ogum, a FICA –BA promove a prática do estilo de capoeira mais antigo, a angolana, tanto no Brasil, quanto no exterior, afim de preservar a cultura afro-brasileira. Mestre Valmir Damasceno, responsável pela FICA em Salvador, fala da relação da capoeira angola com o orixá Ogum.



Continuar o trabalho que teve início com mestre Pastinha, mantendo viva a Capoeira de Angola é uma das prioridades do grupo, que procura fortalecer a sua essência enquanto filosofia e rito, no âmbitos nacional e internacional, afim de expressar a cultura afro-brasileira.

Além disso, eles também tratam a capoeira como instrumento de auto-afirmação da cultura afro, promovendo a cidadania em populações carentes e excluídas de Salvador, tentando inseri-las nos processos sociais, políticos e econômicos da sociedade. Atualmente eles desenvolvem o projeto “NenaDengueKilondonKIlo”, mestre Valmir explica:

A FICA (Fundação Internacional de Capoeira Angola) está localizada na rua Carlos Gomes, 111. Edf. Esther Moura Franco, Centro. Salvador-BA -Brasil. Tel: 71 3321-7365 Veja localização

A Associação de Capoeira Mestre Bimba também realiza projetos sociais com crianças carentes a partir dos 6 anos, oferecendo aulas gratuitas, nas segundas e quartas-feiras, sempre no período da tarde.

Para entrar em contato com essa associação e saber maiores detalhes, procure mestre Bamba, através do telefone 71 3322-0639 ou visite o site: http://www.capoeiramestrebimba.com.br/

Veja localização

Fontes:

Capoeira do Brasil: http://www.capoeiradobrasil.com.br/

História da Capoeira: http://www.abrasoffa.org.br/folclore/danfesfol/capoeira.htm

História da Capoeira: http://www.truenet.com.br/neto/historia.htm

História
da Capoeira:http://www.magalicapoeira.com/historia-da-capoeira.asp?id=15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui seu comentário