segunda-feira, 6 de abril de 2009

A CAPOEIRA E SUA HISTÓRIA

Muito se fala sobre capoeira. Mas afinal, o que ela é? De onde vem, o que representa?A capoeira foi introduzida no Brasil juntamente com os escravos africanos, que chegavam ao País em condições subumanas, aproximadamente por volta de 1540, quando o Brasil era colônia portuguesa, para “trabalharem” nos engenhos – fazendas produtoras de açúcar da época, no Nordeste do Brasil, principal destino da mão-de-obra escrava.

Alguns deles vinham de Angola - também colônia de Portugal à época -, País em que eram comuns as danças ao som das músicas. Ao chegarem no Brasil, os escravos foram muito mal tratados e sofreram muita violência por parte dos colonizadores, dos fazendeiros, senhores de engenho e seus feitores, capitães -do - mato. Eram submetidos a muitos tipos de humilhação. Sentiram, então, a necessidade de defenderem-se fisicamente. Como eram proibidos de praticar qualquer luta, criaram a capoeira de uma forma disfarçada, fazendo parecer que era parte de alguma de suas danças.

Depois do trabalho nas fazendas, antes de dormir, agrupavam-se nas senzalas, cantando e dançando ao som do adufe - instrumento musical que lembra o pandeiro -, numa dança que na época era chamada de “Dança da Zebra”, ou “Dança Angolana”.



Movimentos rápidos, golpes complexos, com a utilização dos pés, das mãos, cabeça, joelhos e cotovelos, aliados a muita ginga, fazem parte da dança/luta, que é realizada geralmente em rodas, comandadas por um mestre. Músicas cantadas e tocadas por berimbaus, atabaques, pandeiros, agogôs e réco-récos fazem parte do ritual.

Fontes:

História da Capoeira: http://www.abrasoffa.org.br/folclore/danfesfol/capoeira.htm
História da Capoeira: http://www.truenet.com.br/neto/historia.htm
História da
Capoeira:http://www.iesambi.org.br/capoeira_arquivos/capoeirahistoria.htm
História da Capoeira:http://www.magalicapoeira.com/historia-da-capoeira.asp?id=15

Um comentário:

Coloque aqui seu comentário